Os problemas da saúde oral influenciam o estado de saúde geral, o bem estar e qualidade de vida. A sua prevenção, detecção e tratamento precoces são fundamentais.

Consulta de especialidade

Tem à sua disposição um médico dentista para identificar as patologias da cavidade oral em situação de rotina ou urgência.

Branqueamento

O branqueamento dentário proporciona um sorriso com dentes mais brancos, aumentando a autoconfiança e a autoestima.

As principais indicações são o escurecimento dos dentes causado pela idade, hábitos alimentares (café, chá, vinho tinto) e hábitos tabágicos. O planeamento de um branqueamento deve ser precedido da avaliação e orientação da saúde oral por um médico dentista, incluindo detecção cáries dentárias, doença genvival, uso de próteses fixas e dentes previamente tratados para assim assegurar a qualidade e segurança do método escolhido.

Se realizado da maneira adequada não implica o enfraquecimento do dente.

Implantologia

A falta de dentes pode levar a problemas não só estéticos, mas também funcionais incluindo distúrbios da articulação tempero-mandibular, da fala, da mastigação e do sistema digestivo.

A melhor solução para a substituição de um ou mais dentes são os implantes dentários, funcionando e parecendo como dentes naturais. Não são mais do que raízes artificiais sobre as quais se suportam coroas fixas ou próteses. Quanto mais cedo se substituem os dentes em falta, maior é a probabilidade de existirem melhores condições para a colocação dos implantes.

Prótese fixa

A falta de dentes pode levar a problemas não só estéticos, mas também funcionais incluindo distúrbios da articulação tempero-mandibular, da fala, da mastigação e do sistema digestivo.

Coroas dentárias

Quando existem raízes com condições e a estrutura dentária perdida é muito extensa é possível colocar coroas fixas (pivots), suportando-se nas raízes dando mais resistência e durabilidade às peças dentárias.

Facetas dentárias

As facetas cerâmicas são uma boa solução para a reabilitação da estética de dentes anteriores (pigmentação severa, má proporção dentária, espaçamento dentário inadequado).

Pontes fixas

Por vezes quando falta um dente é possível fazer uma ponte fixa, que utilizando dois dentes adjacentes como suporte, permitem a substituição desse dente de uma maneira fixa.

Prótese removível

A falta de dentes pode levar a problemas não só estéticos, mas também funcionais incluindo distúrbios da articulação tempero-mandibular, da fala, da mastigação e do sistema digestivo.

Nem sempre é possível fazer uma reabilitação fixa. As próteses removíveis são uma boa alternativa, mesmo não sendo tão confortáveis, conseguem restabelecer a função e a estética de uma maneira bastante aceitável.

Ortodontia

O mau posicionamento dos dentes e a má relação entre os maxilares, além dos problemas estéticos, podem levar a problemas funcionais incluindo má mastigação, fonética, disfunção da articulação temporomandibular, dores de cabeça e dores musculares.

A ortodontia tem como principal objectivo o reposicionamento dos dentes (recorrendo a determinados aparelhos dentários) de maneira a obter uma oclusão o mais próximo da ideal, permitindo uma estética mais agradável e a correcção dos problemas funcionais.

Dentistaria

A dentistaria é a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, quer sejam causadas por cárie, traumatismo, ou outro motivo. Para tal são usados vários materiais que repõem a estrutura perdida, sendo que os mais utilizado actualmente são as resinas compostas, permitindo uma reabilitação estética quase indistinguível dos dentes naturais.

Endodontia

Endodontia é a área da medicina dentária que trabalha dentro do dente. Quando a polpa dentária é afectada, ou por razões protéticas, por vezes é necessário realizar a endodontia popularmente chamada de "desvitalização" do dente, que consiste na remoção do conteúdo pulpar e no preenchimento desse espaço permitindo o encerramento hermético dos canais e a reabilitação do dente.

Odontopediatria

Odontopediatria é a área da medicina dentária que se dedica à prevenção, tratamento e manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes e à orientação dos pais em higiene oral e medidas preventivas. Mesmo crianças pequenas devem ser observadas regularmente no dentista, para criar hábitos de saúde oral e identificar e tratar problemas dentários que possam existir quer em dentes de leite (pois esses dentes são essenciais na manutenção do espaço para os dentes que virão nascer posteriormente) quer em dentes definitivos. Será também aconselhável a protecção dos dentes definitivos que vão nascendo (selantes de fissuras).

Periodontologia

Periodontologia é a área da medicina dentária que se dedica à prevenção, identificação e tratamento de problemas das gengivas e estruturas de suporte dos dentes.

A existência prolongada de placa bacteriana pode causar inflamação e sangramento das gengivas e, em casos mais graves, pode levar à perda das estruturas de suporte do dente (osso). Como resultado a gengiva recua, expondo a raíz, aumentando a sensibilidade dentária. Não havendo um controlo desta patologia a mobilidade do dente pode aumentar levando à sua perda. Se diagnosticada e tratada atempadamente é possível controlar a evolução desta doença.

Cirurgia oral

Cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica a pequenas cirurgias dentro da cavidade oral.

Uma das mais frequentes é a exodontia ("extracção") de dentes, nomeadamente aqueles demasiado cariados ou inclusos (incluindo sisos).

Algumas outras intervenções são a remoção de quistos, apicectomias e frenectomias.

Oclusão

Oclusão é a área da medicina dentária que se dedica ao estudo das relações entre a maxila e a mandíbula e ao tratamento das patologias associadas, principalmente aos distúrbios da articulação temporomandibular.

A má oclusão pode condicionar uma grande variabilidade de sintomas como dores de cabeça e musculares, estalidos ou dores a abrir a boca, apertar ou ranger os dentes, dificuldade na abertura da boca e dentes desgastados. Quando este problema se torna crónico pode condicionar sintomas em locais mais distantes da boca.

É aconselhável a observação e orientação por um médico dentista especializado nesta área.